quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Diferença entre Trabalho e Emprego.

A maioria das pessoas associa as palavras Trabalho e Emprego como se fossem a mesma coisa, mas não são.
Como vimos anteriormente, o trabalho exerce uma capacidade transformadora. O trabalho é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento em que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor. Por outro lado, o emprego é algo recente na História da Humanidade. O emprego é um conceito que surgiu por volta da Revolução Industrial e é uma atividade que permite remuneração, mas não permite usar uma ideia, pois deve-se obedecer as ordens. Muitas pessoas tem um trabalho, mas não tem um emprego, e vice-versa.
Em outros períodos da História, o trabalho era realizado de maneira diferente, como a escravidão e a servidão. Na Grécia, o trabalho era feito pelos escravos, já na Idade Média, os servos trabalhavam para um determinado senhor feudal. Nesse caso, eles apenas trabalhavam, mas não tinham um emprego. O emprego só se propaga com o capitalismo , quando o trabalhador passa a vender sua força de trabalho (Física ou Mental) em troca de um salário.
Na sociedade atual, somos reconhecidos a partir do trabalho que realizamos. Não há como sobreviver sem viver sem sua força de trabalho.


 

Exemplos de  Trabalho, essencial para o funcionamento das Sociedades.

          

                                                                                                                                                               
  Exemplos de Emprego


Fica claro que compreender o trabalho e o emprego é importante em qualquer ocasião e época; mas é ainda mais importante entender o trabalho quando a sociedade está em um processo de mudança, de Evolução; pois o trabalho certamente será influenciado e influenciará as mudanças e a Sociedade. 

2 comentários:

Não esqueçam de comentar!
Qualquer sugestão ou crítica serão sempre bem-vindos!

Arquivos