segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Desemprego no Brasil

O Brasil tem 7,6 milhões de desempregados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Doicílio de 1999 (PNAD-1999). Ele fica em terceiro lugar em número de desempregados no mundo. Acima dele estão a Índia, com quase 40 milhões, e a Rússia com 9,1 milhões, segundo cálculo foi feito pelo economista Márcio Pochmann da Unicamp. Em agosto de 2000, a taxa média de desemprego foi de 7,15%. Esse cálculo é feito pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, nas seis principai regiões metropolitanas do País e serve como indicativo da taxa global do Brasil.

O principal problema de muitos brasileiros é o desemprego, mas também não adianta só ficar culpando os governantes e por tal situação, pois hoje em dia sobram vagas no mercado de trabalho, onde isso acontece devido a falta de especialização das pessoas, isso mesmo, atualmente essa é principal causa do desemprego, pois as empresas buscam profissionais capacitados com cursos técnicos profissionalizantes, porque nem mesmo ter uma facudlade no currículo está ajudando a cosneguir um emprego.
Já existem vários incentivos do governoque dão cursos profissionalizantes gratuitos a quaisquer pessoas, para isso basta procurar em sua cidade ou região instituições de ensino governamentais que disponibilizam vagas para pessoas ingressarem nos cursos gratuitos.

O desemprego não é um problema só no Brasil: ele ocorre na Europa e em toda parte do mundo. Excetuando-se os Estados Unidos, onde a questão está minimizada pelo longo período de crescimento da economia durante o governo de Bill Clinton, nas dmeias partes do mundo o fenômeno é visto com preocupação. Na Europa, o problema é muito grave; no Japão, atualmente observa-se a diminuição do número de vagas no mercado de trabalho; a Coreia do Sul enfrenta a mesma situação. Nos países subdesenvolvidos, a situação não é diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueçam de comentar!
Qualquer sugestão ou crítica serão sempre bem-vindos!

Arquivos